TREKKING DO MUSTANG

com Pedro Guedes

Nepal

GRAU DE DIFICULDADE

Médio

DATA DA VIAGEM

16 Abr. a 2 Maio de 2021

INSCRIÇÕES

Min: 4 | Max: 12

KATHMANDU + POKHARA + JOMSOM + KAGBENI + CHELE + GHILING + TSARANG + MANTHANG + YARA + TANGGE + MUKTINATH

DURAÇÃO DA VIAGEM: 15 Dias

Junte-se a nós nesta magnífica aventura pelo Mustang e descubra uma cultura de tradições ancestrais. Terra de ritos religiosos e crenças budistas e hindus, onde o ambiente mágico e espiritual se cruzam, fazem do Nepal o principal destino do mundo para trekking. Começamos em Kathmandu, cidade inebriante onde visitamos monumentos, palácios e santuários. Voamos por entre montanhas, sentimos a magia dos Annapurnas, visitamos lagos, galgamos rios, percorremos trilhos e caminhos, subimos e descemos, deslumbramo-nos com os seus altares naturais, e por fim terminamos em Multinath, com o intuito de atingir “Moksha”.

€1920 / Pax 

- Descubra o coração do Mustang
- Sinta a magia de Muktinath
- Visite a cidade murada de Lo Manthang
- Interaja com hindus e budistas
- Perca-se em Kathmandu

PEDRO GUEDES

Conheça os nossos Destaques!

DETALHES DA VIAGEM

Dia 1 - ENCONTRO EM KATHMANDU

Bem-vindo ao Nepal! Ao aterrar em Kathmandu, terá à sua espera o nosso guia Pedro Guedes que lhe dará as boas vindas ao país dos Himalaias. Com um povo amistoso e hospitaleiro e conhecido pelos seus sherpas, o Nepal é hoje um país procurado por milhares de caminheiros.

Descanse do voo e familiarize-se com as redondezas do hotel.

Alimentação: Pequeno-almoço

Alojamento: Hotel

espaço

Dia 2 - KATHMANDU

Kathmandu é uma profusão de imagens, sons e cheiros que nos levam rapidamente a uma sobrecarga sensorial. Caótica e ao mesmo tempo tranquila, a cidade é um lugar inebriante e incrivelmente deslumbrante.

Hoje começamos a visita por Bhaktapur uma das cidades reais, conhecida como a “cidade dos devotos” ou “cidade da Cultura”. Repleta de monumentos, palácios, colunas esculpidas em madeira e telhados dourados, pontilhada com pagodes e templos religiosos. De regresso ao centro de Kathamandu cruzaremos becos e vielas congestionados, contemplaremos templos medievais, stupas e mosteiros.

Não terminamos o dia sem subir por entre Macacos, os extenuantes degraus do templo Swayambhunath também conhecido pelo Templo dos macacos… porque será?….. Considerado o maior templo budista do Nepal, proporciona-nos uma espetacular visão sobre todo vale de Kathamandu.

Aproveite para experimentar a comida nepalesa!

Alimentação: Pequeno-almoço

Alojamento: Hotel

espaço

Dia 3 - TRANSFER PARA POKHARA

Pela manhã avançamos no mapa, é o começo da nossa aventura, fazemos a ligação a Pokhara por via terrestre. Chegados a Pokhara, instalamo-nos no hotel, almoçamos e desfrutamos da sublime paisagem que nos rodeia. Localizada na margem do Lago Phewa, a cidade é o ponto logístico para quem pretende fazer trekking na área do Annapurna e do Mustang. Descanse ou aventure-se num passeio de barco no lago. Não terminamos o dia sem provar o melhor bolo de chocolate do mundo (para alguns).

Alimentação: Pequeno-almoço e Almoço

Alojamento: Hotel

espaço

Dia 4 - VOO PARA JOMSOM E TREKKING ATÉ KAGBENI

Hoje o dia começa cedo, fazemos a ligação para Jomsom por avião. É o início do nosso Trekking! Separado o material e entregue aos carregadores, é tempo de avançarmos para Kagbeni. Seguindo ao longo da margem do rio Kali Gandaki, desfrutamos da tranquilidade e fabulosa vista panorâmica. Uma tira fina e azulada num leito de cascalho leitoso, que serpenteia o corredor proibido onde as montanhas mudam de cor, em direção à porta principal do Alto Mustang.

Chegados a Kagbeni é tempo de percorrer as suas ruas e becos estreitos, visite o mosteiro e procure as efígies de argila protetoras da aldeia “Evi” (avó) e ”Meme” (avô).

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 5 - KAGBENI > CHELE 3050M

Após uma boa noite de descanso, tomamos um pequeno-almoço reconfortante e avançamos no nosso trekking. Hoje iremos ultrapassar a barreira dos 3.000 metros, a aclimatização à altitude vai ser feita gradualmente, pois esperam-nos altitudes superiores a 4.000 metros. Continuamos pelo vale do rio Kali Gandaki, tendo como pano de fundo os Annapurna e os Himalaias (os grandes gigantes brancos), rasgamos Montes castanhos, cinzentos, pardos, várias são as texturas que visionamos.

O trilho leva-nos pela margem leste do rio, dirigimo-nos para norte entre subidas e descidas atingimos vila Tangbe. O lugar é um labirinto de vielas estreitas entre casas e campos de trigo, cevada e pomares de maçãs caiadas de branco. Almoçamos e continuamos em direcção a Chhusang, Chele aproxima-se, vemos ao longe o túnel pelo qual o Kali Gandaki  perfura o leito rochoso. Abandonado o Gandaki é tempo de trepamos em direção a Chele. Após chegada é tempo de bebermos um chá …. pois.…. merecemos!

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 6 - CHELE > GHILING 3570M

Mais um dia, mais uma caminhada!  Fazemos o percurso Chele – Samar sempre em ascensão, sem árvores, sem rio, pela garganta íngreme mas espetacular cruzamos o cume aos 3860 metros, para em seguida descermos ao vale pintado. As árvores de zimbro anunciam a chegada a Ghiling. É tempo de repousar e conversar com os locais. Visite algumas das casas da aldeia ou procure a melhor posição para contemplar as montanhas.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 7 - GHILING > TSARANG 3560M

Começamos bem cedinho a nossa ascensão aos incríveis 4.025 metros. Daqui temos uma visão extraordinária do Mustang, Annapurna e Nilgiri. Segue-se a mais longa e mais espetacular parede de pedra no Nepal. É hora de descermos para Tsarang, com numerosas estruturas, um mosteiro (gompa) e uma fortaleza (dzong), Tsarang ou Charang, conforme quiserem chamar, alberga variadas coleções de estátuas e arte thangka, assim como muitas e grandes pinturas de Budas sentados. Aproveite para deambular pela Vila e conheça um pouco da história local.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 8 - TSARANG > LO MANTHANG

Lo Manthang é a capital do Mustang superior. Começamos o dia com mais uma subida em direção à fronteira entre Charang e Lomanthang. Com paisagens incríveis  avistamos um dos mais antigos mosteiros budistas de todo o Nepal. Interdito a Europeus resta-nos contemplar a sua imponência e admirar a sua beleza. Continuando a galgar montanhas e vales temos o nosso primeiro deslumbre da cidade murada de Lo Manthang. A cidade tem apenas uma entrada, atravessamos um riacho e acercamo-nos do patamar central de Lo Manthang.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 9 - LO MANTHANG

Hoje o dia é livre com o intuito de aclimatarmos e saborearmos a beleza natural desta cidade intemporal. Residência de vários Lamas, a cidade contém quatro grandes templos, sendo os principais o Champa Lhakang, que contém uma enorme estátua de Buda em barro e o Palácio do rei, edifício imponente no centro da cidade ocupado pelo Rei e a atual Rainha.

Sabia que ainda hoje o povo continua a procurar os conselhos do seu rei sobre muitas questões.

Para os mais destemidos, existe a possibilidade de alugar cavalos para visitar os vales circundantes da cidade murada.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 10 - LO MANTHANG > YARA

Estamos agora no ponto mais a norte do nosso Trekking, a poucos quilómetros do Tibete. É chegada a hora de rumarmos a Sul em direção ao nosso ponto de partida. Por entre templos e grutas sagradas o percurso para Yara é de uma beleza extraordinária. Contemplamos agora de frente os Himalaias. Seguem-se horas de pura inspiração e reflexão.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 11 - YARA > TANGGE 3240M

Percurso longo, hoje ao contrário dos outros dias temos de levar almoço. Terreno árido mas de uma beleza natural sem igual, esta ligação realça toda a componente natural do Mustang. Esteja atento… os abutres sobrevoam-nos com o seu olhar penetrante… mas… não se deixe intimidar!

Pelo fim da tarde avistamos Tangge, pequena aldeia com suas pilhas de madeira nos telhados, a qual reflete a prosperidade da sua sociedade.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 12 - TANGGE > MUKTINATH

Penúltimo dia de Trekking. Vai ser o dia mais longo, destino Muktinath, por entre campos de cultivo e respetivas aldeias, seguimos para sul sempre com os Annapurnas de frente. Almoçamos, continuamos na trilha em busca de Muktinath que nos surge já o dia começa a findar.

Muktinath “Provedor de salvação” é um dos mais importantes locais de peregrinação do Nepal para budistas e hindus. Lugar Sagrado compartilhado em harmonia por devotos das duas religiões, onde milhares de peregrinos reúnem-se para atingir o muito procurado moksha.

Sinta-se a magia deste local, diversos templos e centenas de peregrinos visitam diariamente este local, faça também uma oferta no templo e sinta-se um deles.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 13 - MUKTINATH > JOMSOM

Hoje descemos para Jomsom, é o nosso último dia de Trekking. Despedimo-nos do Alto Mustang, das suas velhas fortalezas, das suas aldeias arcaicas, de seus mosteiros reluzentes, prova duma cultura única, a qual ao fim de vários dias já não conseguimos ser indiferentes.

Alimentação:

Alojamento: Tea-house

espaço

Dia 14 - VOO PARA POKHARA E KATHMANDU

Fantástica maneira de concluir a nossa jornada. O espetacular voo sobre Kali Gandaki que desafia a gravidade. As imponentes montanhas Annapurna e Dhaulagiri, varias vezes acima de nós, ficamos com panorama do vale que percorremos anteriormente. Chegados a Pokhara, embarcamos noutro avião com destino a Kathmandu, outro espetacular voo, desta vez sobre a face dos Himalayas passando pelo Annapurna, Manaslu, Ganesh e Langtang.

Alimentação: Pequeno-almoço

Alojamento: Hotel

espaço

Dia 15 - KATHMANDU E VOO DE REGRESSO

Damos por concluído esta aventura no Nepal. Rendidos às belezas naturais e espirituais, partimos com a certeza, como pessoas somos hoje mais completos ….

Despeça-se de Kathmandu “Pheri Bhetaula , Namaskar”, pois o Pedro em seguida acompanha-vos ao aeroporto.

espaço

INCLUÍDO

– Acompanhamento

– Alojamento: Hotéis (4 noites); Tea-House (10 noites)

– Alimentação: 4 pequenos-almoços, 1 Almoço

– Transferes de aeroporto (chega e saída)

– Transporte autocarro Kathmandu – Pokhara (com almoço)

– Voo doméstico Pokhara – Jomsom

– Voo doméstico Jomsom – Pokhara – Kathmandu

– Licença Trekking para o Mustang

– Porters durante o Trekking

– Visita a Kathmandu

– Seguro 

NÃO INCLUÍDO

– Voos Internacionais (valor indicativo 650€)

– Alimentação (20€/dia aprox)

– Extras pessoais

– Visto

– Visita a Monumentos (17€ aprox)

– Gratificações

OUTROS DESTINOS

Transilvânia

Tesouros da Indochina

PARCEIROS

CONTACTE-NOS

© copyright 2020 mapamundo